Primeiro módulo da disciplina Avaliação de Desempenho, de acordo com as Atividades Extracurriculares Especiais (AEE), regulamentada pela Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Proeg), da .Universidade Federal do Amazonas (Ufam), durante o período de combate à pandemia.


De acordo com o Plano de Ensino da disciplina, este módulo vai tratar os seguintes tópicos:

  1. Medidas de tendência central
  2. Medidas de dispersão
  3. Intervalo de confiança.
  4. Comparação de alternativas.
  5. Testes de hipótese.
  6. Análise de variância.
  7. Variáveis aleatórias discretas
  8. Variáveis aleatórias contínuas



Primeiro módulo da disciplina Comunicação sem Fio, de acordo com as Atividades Extracurriculares Especiais (AEE), regulamentada pela Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Proeg), da .Universidade Federal do Amazonas (Ufam), durante o período de combate à pandemia.


De acordo com o Plano de Ensino da disciplina, este módulo vai tratar os seguintes tópicos:

  1. Espectro eletromagnético.
  2. Antena.
  3. Modelos de propagação.
  4. Mecanismos de propagação.



Engenharia de Requisitos de sistemas/software. Definição de requisitos (produto, projeto, processo). Processo de requisitos. Níveis de requisitos. Características de requisitos. Gerência de requisitos. Fontes e técnicas de elicitação.

Documentação de requisitos (normas, tipos, audiência, estrutura, qualidade).Processo de identificação de componentes e artefatos de um sistema. Elaboração de modelos de sistemas através de Linguagem Unificada de Modelagem (UML).


Introdução a Software e Engenharia de Software. Princípios da Engenharia de Software. Qualidades esperadas em Engenharia de Software. Ciclos de vida em Desenvolvimento de Software. Processos de Desenvolvimento de Software – tradicionais e ágeis.


Introduzir conceitos relacionados à Engenharia de Requisitos, especificação de requisitos com casos de uso e utilização de técnicas de prototipação.

Programação paralela e modelagem de programas paralelos usando sistemas multithreaded. Atividades de ensino-aprendizagem durante suspensão das atividades presenciais.